Dicas e Guias

10 maneiras de preparar o seu jardim para o Verão!

À medida que avançamos lentamente para o Verão de 2022 é tempo de preparar o seu jardim, pois este ano, mais do que a maioria, passará muito tempo no seu espaço exterior.

A maioria de nós tende a afastar-se de passar tempo no nosso jardim durante os meses mais frios, pelo que provavelmente não será muito bom para o seu jardim. Se isto lhe parecer muito parecido, então o nosso guia para o jardim perfeito com estes dez passos simples, deve ser seguido a fim de criar um espaço ao ar livre no qual vale a pena passar mais tempo.

Não se preocupe se não for um jardineiro profissional, estes 10 passos para preparar o seu jardim para o Verão são incrivelmente básicos, basta seguir cada um deles, e o seu jardim estará pronto, para quando tiver de receber amigos e família durante este Verão.

1 – LIMPAR O SEU EQUIPAMENTO

Não chegará a lado nenhum se não tiver o equipamento certo, e isso não significa que precise de gastar centenas e centenas de Euros em cortadores de relva e aparadores de sebes.

A arte de um jardim perfeito é mantê-lo simples e limpo. Portanto, antes de começar a sua jornada de criação do jardim de Verão perfeito, certifique-se de que tem as ferramentas certas para o trabalho.

Se já tem todas as ferramentas de que necessita, então limpá-las é incrivelmente importante. Lave os seus equipamentos metálicos como pás e ancinhos com água e uma escova rígida, pois as ferramentas sujas podem ajudar a espalhar doenças e podem infectar as plantas que tem a crescer no seu jardim.

Uma vez limpo, deve sempre olear o seu equipamento de jardinagem, pois isto evita que enferrujem.

2- TRATE OS CANTOS E BORDAS

Certo, então agora as suas ferramentas estão prontas, para começar, a jardinagem propriamente dita! O seu jardim vai definitivamente precisar de alguns cuidados, por isso comece por remover qualquer folhagem morta, que pode ser folhas no chão ou plantas que possam não ter sobrevivido ao período de Inverno.

Se tiver bordas no seu jardim onde as suas flores crescem, pode limpar estas áreas e virar a sua terra usando um ancinho ou uma pá, também conhecido como cultivar a sua terra. Fazer isto ajuda a facilitar o crescimento, uma vez que a terra tende a endurecer quando não é quebrada após um longo tempo.

4 – REMOVER ERVAS DANINHAS E FOLHAS

O passo três é muito semelhante ao passo dois, como a sua manutenção básica do seu jardim, só que desta vez estaremos a remover quaisquer plantas e ervas daninhas mortas.

Sim, sabemos, a monda é provavelmente o trabalho mais aborrecido (especialmente para aqueles de vós que não são grandes fãs da jardinagem) mas infelizmente é uma necessidade se quiserem o vosso jardim preparado para o Verão.

Retirem as ervas daninhas que estão no vosso relvado ou que aparecem entre fendas no vosso terraço ou lajes de pavimentação. A fim de evitar que apareçam mais ervas daninhas, compre uma garrafa de herbicida na sua loja de jardinagem local.

Para além de ervas daninhas encontrará também pragas que podem arruinar o seu jardim como lesmas.

A remoção de lesmas do seu jardim é outra obrigação, pois podem comer as suas flores causando estragos. Obviamente, pode comprar repelente de lesmas na sua loja de jardinagem local, mas também pode fazer remédios caseiros rápidos, incluindo grãos de café. Basta esmagar os grãos de café e espalhá-los à volta das suas plantas, os lesmas odeiam-nos!

5 – APARAR AS SEBES

O seu jardim começará agora a parecer limpo e arrumado, com folhas e flores mortas, folhagem e ervas daninhas, tudo isso agora removido, começa a trabalhar os nossos arbustos ou sebes no seu jardim.

Antes de começar a aparar uma sebe, remova quaisquer galhos soltos ou lixo que possam ter acabado no seu interior.

Use um aparador de sebes ou sebes de jardim para aparar bem os seus arbustos. Esta é uma tarefa simples e por vezes até relaxante a realizar, e uma vez aparadas as sebes, não precisará de as aparar durante algum tempo.

6 – PLANTAR FLORES

Estamos prestes a começar alguns dos nossos trabalhos mais excitantes, encontrar e plantar flores!

Se estás atrás de um jardim que tem uma cor brilhante, então as flores são certamente imperdíveis. A fim de garantir que o seu jardim se parece com a parte no verão, a sua chave para plantar flores na primavera, por isso obtenha as suas plantas e sementes o mais depressa possível!

Plantar sementes é super fácil, basta encontrar um local no seu jardim e cavar um pequeno buraco, cobrir as sementes com a sua terra e água regularmente (mesmo que chova).

Plantar as suas sementes na primavera permite que as suas plantas estejam totalmente cultivadas quando o Verão chega.

7 – PAVIMENTOS E PÁTIOS LIMPOS

O chão dos pavimentos ou pátios podem frequentemente tornar-se sujos com o tempo, especialmente durante o período de Inverno.

Tem muitas opções para limpar o seu pátio ou área de terraço. Inicialmente começa por lavar a superfície com jato, removendo qualquer sujidade e verá instantaneamente o seu pátio ou terraço a ficar limpo.

No entanto, se quiser que se mantenha limpo o seu melhor para tratar a área, se for uma área de deck de madeira deve usar verniz e tinta para ajudar a proteger a madeira.

Se estiver a limpar um pátio que possa ter lajes de pavimentação, pode usar um vedante de pátio que torne a área resistente à água, o que evita o crescimento de ervas daninhas, bem como manter o seu pátio limpo.

8 – ATRAIR PÁSSAROS

Se é alguém que quer atrair a vida selvagem para o seu jardim, as sementes dos pássaros são uma grande adição. Pode fazer bolas gordas para pássaros. Se tiver uma mesa de pássaros no seu jardim, o melhor é limpá-la, pois os pássaros nada mais gostam do que desfrutar.

8- RECOLHA ÀGUA

Regue as suas plantas! Agora já fez todo o trabalho árduo de que precisa para se manter no topo das suas tarefas de jardinagem.

Regar é a chave para garantir que as suas plantas cresçam a tempo para o Verão. Pode até recolher a sua própria água num rabo de água.

Esta é uma forma ecológica de regar as suas plantas e relva. Não só a recolha de água por um tanque de água é ecológica, como também é muito melhor para as suas plantas.

A água da torneira pode por vezes ser alcalina, o que causará danos a certas variedades de plantas ou flores, pelo que a utilização de água da chuva natural é uma opção muito melhor.

9 – LIMPE O SEU MOBILIÁRIO DE JARDIM

Limpar o seu mobiliário de jardim é um dos seus últimos trabalhos antes da Primavera se transformar em Verão.

Com as nossas capas de mobiliário de exterior, quase que nem sequer precisa de limpá-lo antes de ser utilizado.

No entanto, se o seu mobiliário não for coberto durante o Inverno, pode começar a apanhar pedaços de sujidade, por isso, basta lavar o seu mobiliário e limpá-lo com um pano para remover os pedaços de sujidade.

A limpeza do seu mobiliário de jardim é realmente importante para manter o seu jardim com aspeto fresco para o Verão.

10 – MANTENHA-SE EM CIMA DO SEU JARDIM

Agora já fez todas as suas tarefas de jardinagem, basta simplesmente manter-se atenta a pequenas manutenções.

Isso pode ir desde regar as suas plantas, cortar a sua relva ou pintar o seu terraço ou vedação.

Estas tarefas mantêm o seu jardim com um aspeto pontual e permitem-lhe relaxar durante todo o Verão.

Com estes dez passos, pode ter o seu jardim preparado para o Verão de 2022. Se quiser manter o seu jardim com uma aparência limpa, então estes passos irão certamente ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.