Ter um quarto pequeno não é um problema, já que é possível decorar esta divisão de maneira a aproveitar o espaço disponível ao máximo, prestando atenção aos pequenos detalhes e seguindo alguns truques que permitem ampliar visualmente o espaço e rentabilizar aquilo que tem. Por isso, se tem um quarto pequeno e quer aproveitar todo o espaço disponível, deixamos-lhe estas dicas muito simples e úteis, em colaboração com o Habitissimo:

Use a parede da cabeceira

A parede onde se encontra a cabeceira da cama tem muito espaço disponível, que muitas vezes é esquecido. Se quer aproveitar o espaço, pode sempre usar esta parede para armazenar objetos ou simplesmente para efeitos decorativos. Para isso, coloque prateleiras ou até mesmo armários feitos à medida, seguindo sempre o estilo decorativo que já tinha escolhido para o quarto, para evitar que as coisas não combinem umas com as outras.

Luzes pendentes

Pode acontecer que nos quartos pequenos simplesmente não tenha espaço para colocar mesinhas de cabeceira com abajures, para facilitar a leitura na cama. Mas a solução é simples e muito elegante: colocar luzes pendentes na zona das mesinhas de cabeceira! Não só otimizam a luminosidade do espaço, como também são muito decorativas e trazem mais charme ao quarto.

Coloque E

 

spelhos nas paredes

Os espelhos não precisam de ser apenas decorativos. Se aplicados de forma inteligente, podem trazer uma sensação de maior amplitude a qualquer espaço, reduzindo em muito a sensação de aperto desconfortável. Podem colocá-los nas portas de armários, na cabeceira da cama ou até mesmo numa parede que esteja livre. E lembre-se que quanto maior for o espelho, maior será o efeito por ele criado!

Espaço por baixo da janela

A posição dos móveis num quarto pequeno é um elemento essencial para otimizar o espaço nesta divisão. Para isso, tente apostar em mobiliário que se ajustem ao local e pense bem onde os vai colocar, para não comprometer a circulação. Dependendo da disposição do quarto e dos metros quadrados que tem disponíveis, pode aproveitar o espaço por baixo da janela para colocar uma cómoda, um banco ou até mesmo uma escrivaninha feita à medida.

Televisão no quarto

Se é daquelas pessoas que gosta de ter uma televisão no quarto, mas pensa que não tem espaço, existe uma solução. Desenvolva um espaço específico no closet ou no armário para posicionar a sua televisão, seja através de um suporte ou montada mesmo na superfície. Este espaço pode ficar oculto por umas portas de correr ou ficar à mostra. Pode também simplesmente colocar a televisão num dos cantos do quarto, num móvel específico para o efeito, que pode depois aproveitar para armazenamento ou só decoração.

Esperamos que se sinta inspirado por estas dicas e as ponha em prática, otimizando o espaço que tem no seu quarto!

 

Deixe um comentário