A chegada do Verão pode ser a “desculpa” perfeita para fazer uma renovação na decoração da sua casa. Com um tempo maravilhoso no exterior (e nós, portugueses e portuguesas, temos tanta sorte neste campo!), o que menos apetece é chegar a casa e ter a sensação de Inverno com tonalidades escuras e objectos decorativos pesados.

 

Pode mudar a sua casa com passos muito simples e opções económicas. A chave para uma renovação de uma casa ou apartamento está, entre outras, nas cores claras e vivas, materiais leves e plantas. Pode sempre adicionar aqueles elementos que fazem lembrar a praia e, claro, aproveitar todos os espaços exteriores ao máximo!

 

Por outro lado, se tem uma loja ou espaço comercial, também vai querer que os seus ou as suas clientes se sintam integrados no espaço e que tenham vontade de lá ir e repetir a experiência. Uma das melhores maneiras de fazê-lo é criando um ambiente que seja adequado à época do ano.

 

Cores vivas e alegres

 

As decorações de Inverno tendem a ter cores mais neutras e escuras, para dar a sensação de conforto, espaço quente – um ambiente adequado para aquelas noites de Netflix & chill no sofá. O Verão, por outro lado, é a estação em que queremos animação, bons momentos com amigos e alegria. Pode ver aqui outras dicas de decoração para a sua casa.

Uma das maneiras para que esta transição seja feita é através de cores vivas. Há alguns truques básicos que podem ser feitos, tais como colocar novas capas de almofadas, de edredon e de sofá com cores vivas e/ou claras. Pode apostar em padrões florais, elementos de praia, riscas coloridas, padrões étnicos ou até com frutas ou frases. Não tenha medo de misturar padrões mas mantenha um esquema de cores que ajude a coordenar os diferentes elementos.

Se pretende um ambiente clean mas que respire Verão, aposte no branco e coloque um ou outro elemento colorido que chame a atenção para o detalhe, apresentando uma energia vibrante à sua casa ou loja. Em 2019, cores como o laranja-vermelho festivo, tumeric (que faz lembrar a cor do açafrão), o pink peacock ou o princess blue estão em voga.

Por seu turno, os próprios espaços comerciais podem igualmente seguir estas dicas: apostar num espaço minimalista e com elementos com cores vibrantes (podem ser, por exemplo, estantes ou cadeiras) ou mesmo pintar ou aplicar papel de parede de uma cor ou padrão da moda desta estação.

Sabia que as plantas são cada vez mais comuns?

O Verão é a altura ideal para mostrar os seus dotes de jardinagem, onde pode levar a sua imaginação ao limite. Para além de ser esteticamente agradável, também traz benefícios para o bem-estar físico e mental. Para além disso, esta é a época em que se organizam mais convívios ao ar livre, mais uma razão para ter o jardim num estado impecável para mostrar a familiares e amigos.

Distribua as plantas e flores pela casa ou loja: estantes, prateleiras, mesas de centro, espaços vazios no chão, cómodas, balcões, mesas e até no tecto e paredes. Sim, agora há uma grande tendência de colocar plantas suspensas. Dá um efeito super giro e tropical em casa ou na loja. Pode, por exemplo, colocar um gancho no tecto.

Se não quiser furar o tecto, existem opções como pregos adesivos para pendurar vasos de plantas ou algum objecto que tenha fixado anteriormente, como a barra dos cortinados. Com estas soluções, consegue dar vida aos espaços e criar um ambiente verde e que lembra a natureza.

Felizmente, cactos e suculentas são plantas que são extremamente bonitas, fáceis de arranjar, económicas e que não requerem muita manutenção. Algumas basta mesmo regar uma vez por semana! Para além disso, são muito utilizadas hoje em dia.

Pode optar por fazer um pequeno jardim vertical em casa com algumas plantas e sementes que darão especiarias. Assim, não terá de comprar e terá uma produção caseira! Caso tenha um restaurante ou um estabelecimento comercial que sirva refeições, esta também poderá ser uma excelente opção!

Elementos que lembram a praia

 

O estilo náutico ou costeiro é sempre uma boa opção caso pretenda ter uma decoração de Verão. Uma das maneiras mais fáceis de integrá-lo na decoração já existente na sua casa é através do uso de conchas e búzios, recorrendo a conchas que apanhar na praia. Se tem uma loja, esta é igualmente uma excelente opção. Pode até colocar algumas jarras com ambientadores/velas, areias e conchas no balcão e/ou prateleiras.

O macramé, as franjas, os cestos e elementos de vime são também texturas e tecidos que fazem sempre lembrar o Verão. Pode utilizar em tapeçarias, mantas, almofadas ou acessórios. Vai logo notar a diferença.

 

 

Por fim, arranje uma cadeira de palhinha ou cama de rede para decorar o seu espaço comercial, sala, quarto ou até no exterior. São irresistíveis na altura do Verão!

Deixar um comentário