Os três aspectos básicos que devemos considerar ao escolher o material para nossos móveis de jardim são:

Estética: antes de tudo, bom gosto! Mas não esqueça que o que é perfeito para alguém pode ser horrível para outro.

Propriedades  do material: é essencial levar em consideração o ambiente natural e o clima, que determinarão a manutenção e a duração dos móveis.

Orçamento: os preços variam muito, dependendo do material. O bom é que a variedade é tão ampla que pode encontrar sempre um material que se adapte ao seu orçamento sem abrir mão do seu estilo que pretende.

Os principais materiais em que os móveis de jardim são fabricados são três: madeira, metal ou plástico (sintético).

Móveis de jardim em madeira

A qualidade de uma madeira depende de sua espécie e sua adequação ao uso em móveis de jardim, é dada pela sua dureza, durabilidade e densidade. As madeiras mais duras também são geralmente as mais densas e, portanto, pesadas e as mais duráveis. Portanto, o mais adequado para móveis que devem suportar condições climáticas adversas e o ambiente em que serão utilizados (quedas repentinas e aumentos de temperatura, ambientes muito húmidos ou marítimos, chuva, etc.).
Existem várias madeiras tropicais ou exóticas, muito adequadas para a fabricação de móveis de jardim. E outros que, sem serem assim, também são adequados:

Teca

A teca é uma madeira semi-pesada, muito durável e semi-dura. É resistente à compressão e flexão, por isso não se deforma. Resiste à podridão, humidade, fungos e cupins. É perfeitamente mantido com óleo especial para madeira exótica.

Mogno

O mogno é uma madeira mais leve, de duração média e semi-dura. É outra das madeiras exóticas usadas com certa frequência para móveis de área externa (ou interna), mas seu preço é muito alto.

Eucalipto

Em particular, a variedade de eucalipto vermelho (castanho avermelhado) é uma madeira pesada e semi-dura que suporta muito bem ambientes húmidos (resistentes a fungos e insetos), tornando-a adequada para a fabricação de móveis de jardim.

Pinheiro

A madeira de pinho, de cor clara, é mais leve e menos dura. Geralmente é tratado para impermeabilizá-lo e protegê-lo contra agentes atmosféricos e parasitas. Podemos dizer que seu impacto no meio ambiente é menor, pois é uma madeira europeia que é mais fácil de obter e transportar.

Acácia

A acácia é uma madeira de cor clara, resistente e bastante flexível. É semi-pesado e resiste bem à putrefação, portanto duradouro. Tem a vantagem de ter um preço mais baixo que o de madeiras exóticas (entre 20 e 40%), para que você possa comprar móveis de exterior de madeira maciça sem gastar muito.

Rattan

Rattan é uma liana pertencente à família das palmeiras. É muito forte, flexível e resistente à podridão. O rattan é leve e pode ser tingido. Vem da Ásia.

Outras madeiras exóticas Itaúba

A madeira Itaúba é muito dura, no entanto, seu acabamento é refinado. Oferece uma aparência oleosa, do castanho amarelado ao castanho escuro, e vem da América do Sul. Resiste a fungos e insetos, não impregna e não flutua. É recomendado para ambientes marinhos. A manutenção é feita com óleo de madeira exótico.

Móveis de jardim em metal

A maioria dos móveis de metal é leve, excepto o ferro forjado, e também tem a vantagem de resistir à corrosão. A desvantagem é que o metal fica muito quente ao sol e, se não tiver cuidado e usá-los com uma almofada, pode-se queimar.

Ferro forjado

O ferro forjado, por definição, é pesado, é tratado com produtos anticorrosivos e geralmente é combinado com vidro no design de mesas de jardim. É apropriado para áreas onde há muito vento e também para jardins projetados com um estilo retro e romântico, típico dos clássicos.

Móveis de jardim em resina e tecidos sintéticos

O uso de materiais plásticos para a fabricação de móveis de jardim serviu para reduzir seu preço, e reproduzir projetos de materiais naturais sem o inconveniente de sua manutenção e conservação no exterior.

Resina trançada

As resinas trançadas são muito resistentes a todos os tipos de clima, desde que sejam de boa qualidade. A qualidade mais básica tende a afrouxar e ceder com o tempo, principalmente em peças de apoio, como encostos e assentos.

Resina moldada

As resinas moldadas são da mesma natureza que as trançadas, excepto as que são criadas com um molde. Não existe trança, é uma imitação. Isso evita que se deformem, o que torna os móveis muito mais duráveis ​​e estáveis.

Textileno

O têxtil é o tecido sintético que compõe a grande maioria dos assentos e encostos de móveis de jardim, espreguiçadeiras e poltronas para a praia ou piscina. Este tecido sintético substituiu a maioria das lonas, que são menos laváveis ​​e resistentes ao sol.
O textileno é um material bastante resistente, embora com o tempo acabe a deformar-se com o uso. Na ausência de lona, ​​o assento e o encosto são feitos do mesmo material que a estrutura, seja madeira, alumínio, resina, etc.

Deixar um comentário