Guarda Roupa

Se queremos organizar o nosso guarda-roupa, aqui estão algumas ideias e dicas sobre como organizar um guarda-roupa e aproveitar ao máximo o espaço.

Ter um armário bem organizado é uma delícia, e parece que esse problema fica sempre pendente, porque nunca temos tempo.

Mas identificar as roupas, saber o que iremos vestir no dia seguinte e encontrá-las pela primeira vez sem procurar e procurar é o que todos queremos.

Como organizar um guarda-roupa: primeiras etapas

Mudanças sazonais são geralmente o melhor momento para organizar um guarda-roupa, porque devemos guardar as roupas de inverno e tirar as roupas de verão para usá-las. . Agora vamos falar sobre a organização.

Dependendo do espaço que temos, devemos usar alguns métodos ou outros, mas uma coisa comum a todas as operações da organização do armário. Devemos esvaziá-lo completamente, limpá-lo bem e começar a organizar nosso armário.

Ao esvaziar um guarda-roupa, podemos ter uma percepção de todas as roupas que devemos organizar e ver claramente o espaço que temos.

Feito isso, podemos começar a organizar o guarda-roupa. Quando tiramos as roupas, percebemos que estamos a guardar roupas que não usamos há muito tempo ou que simplesmente não usamos. Podemos ter sempre  algumas opções para esse tipo de roupa.

Se não o usamos há muito tempo, mas achamos que vamos usá-lo novamente, é melhor mantê-lo lavado, com um plástico protetor, e sempre na parte do armário que menos usamos.

Essa peça de roupa fica perfeitamente armazenada e não prejudicará o acesso às roupas que usamos. Neste caso também  podemos comprar sacos anti-traça. Devem ter  cheiro de lavanda para assustar as traças quando guardamos roupas por um grande período tempo.

Se nunca o vamos usar, o melhor é doá-lo ou vendê-lo.

Existem especialistas que consideram que, se não o usarmos no último ano, nunca mais o iremos usar, e o melhor é livrar-se dele e reciclá-lo. 

Como organizar um guarda-roupa: ideias e sugestões

Para organizar um guarda-roupa,  precisamos levar sempre em consideração o espaço que temos. Podemos ter um guarda roupa pequeno. No netanto, tambem podemos ter dois guarda-roupas convencionais ou muitos armários embutidos para guardar nossas roupas.

Também devemos levar em consideração a disponibilidade das gavetas, prateleiras e, dependendo de todos esses elementos. Assim, podemos organizar um guarda-roupa para que as nossas roupas estejam sempre bem localizadas e aproveitar ao máximo o espaço disponível.

A primeira coisa é dividir as roupas por tipo, juntando calças, blusas, vestidos, ternos, etc. Em seguida, o subdividiremos em categorias: blusas e camisolas de mangas compridas, mangas curtas, vestidos longos ou curtos, mais informais ou de vestuário, etc.

Quanto mais divisões e subdivisões fizermos, melhor iremos localiza-los posteriormente. Assim, teremos muito mais espaço, que pode ser usado para mais roupas se colocarmos e pendurarmos as roupas por divisões e divisões.

Regra fundamental:

Uma regra fundamental na organização de um guarda-roupa, embora nem sempre seja fácil, é guardar as roupas com a lógica de uso, ou seja, o que que usamos ocasionalmente ou é de outras estações, essas roupas menos usadas devem ser  colocadas em locais menos acessíveis.

No que diz respeito às peças de vestuário dobradas, mantenha-as também por classificação (blusas, camisolas, etc.).

Levando sempre em consideração que se usar algum tipo de gavetas ou caixas, cabem mais se estiverem empilhadas. Desde que a gaveta  feche e elas não fiquem enrugadas.

Solução para gavetas:

Uma solução para gavetas e recomendada dobrar roupas e colocá-las nas gavetas verticalmente, porque teremos mais espaços. Tente ver se funciona.

Quanto às roupas que ficam penduradas, tente realizar a mesma operação, classificando saias, blusas e calças.

Existem alguns cabides muito úteis, que funcionam “junto”, ou seja,  pode pendurar até 6 pares de calças, o que já economizou um espaço considerável e também as pode dobrar perfeitamente e serão facilmente localizadas.

Outra opção que economiza espaço é pendurar cintos, e lenços, em vez de empilhá-los em gavetas. Existem cabides próprios de cintos, que podem ser incorporados no seu guarda-roupa.

Para aproveitar o espaço, que não ocupa muito, e onde pode pendurar os cintos e as bolsas.

Também existem sapateiras de pendurar, onde podem caber pelo menos meia dúzia de sapatos. Estas, também economizam muito espaço, isto se não couberem nos locais para o efeito, ou se não tiver muito espaço nas sapateiras. 

Em relação a meias e roupas íntimas, pode também economizar  muito espaço se, se em vez de dobrá-las, colocá-las enroladas nas gavetas.

Caixas de plástico:

As caixas de plástico para guardar roupas que não irá usar até a próxima estação, é a melhor opção para remover o espaço dos armários onde  tem as roupas penduradas que estão a ser usadas.

Outra boa recomendação que pode ajuda-la a ter um armário bem organizado. Tente pendurar as roupas sempre a olhar na mesma direção, e o mesmo com os cabides.

Conclusão:

Tanto quanto possível, é aconselhável não empilhar as roupas no mesmo cabide. Economiza espaço, mas dá a sensação de um guarda-roupa desalinhado, e as roupas serão mais difíceis de localizar.

 

Leia também o nosso artigo: DICAS PARA ESCOLHER UM MÓVEL DE TV PERFEITO!

Deixar um comentário