Neste artigo vamos referir algumas dicas que deve ter em atenção antes de escolher uma estufa.

O que é uma estufa?

Uma estufa é uma estrutura cuja principal função é a protecção das plantações contra ameaças, como por exemplo é o caso do vento e das chuvas fortes. Podemos ainda definir um estufa como uma estrutura coberta com material transparente à radiação solar. As estufas são utilizadas em culturas protegidas permitindo no seu interior, o crescimento das plantas durante tempos mais adversos como o frio e chuva.

As estufas são que ter variadas formas muito diferentes e ajudam com que as plantas cresçam durante o inverno. As estufas mais comuns são feitas com estruturas metálicas e uma tectos superiores de várias formas, são protegidas por plástico ou vidro.

As estufas são especialmente usadas em zonas do país onde o clima no inverno é muito frio, pois tem a capacidade de gerar a temperatura e a humidade certa para poder cultivar todos os tipos de plantas e vegetais no inverno. O seu objetivo é simular ao máximo as condições climáticas ideais para o correto crescimento das plantas cultivadas no seu interior.

 

Dicas para escolher  a melhor estufa?

Principais modelos de estufas!

Existem muitos tipos e modelos de estufas com diferentes formas e características. O cliente deve escolher a que melhor lhe convier, de acordo com as condições climáticas da sua localidade e o tipo de uso que deseja aplicar. Agora vamos mostrar alguns tipo de estufas

Estufa tipo túnel

Esse tipo de estufa é um dos mais comuns em Portugal, pois costumam ser estufas econômicas, simples de usar, bastante resistentes e podem ser movidas, se necessário.

Como principais vantagens destacamos o facto de apresentarem uma construção simples e pouco dispendiosa e uma boa resistência ao vento. No entanto, apresentam como principais desvantagens um arejamento deficientebaixa relação entre a área coberta e o volume e um desaproveitamento do espaço junto às janelas. É importante salientar também que as estufas tipo túnel podem apresentar problemas de ventilação se não tiverem aberturas laterais para o mesmo efeito.

Eles geralmente são usados para pequenas plantações que não exigem uma grande altura ou complexidade. A estrutura é geralmente metálica e oferece boa resistência ao vento e à chuva. Possui várias janelas que permitem uma ventilação perfeita para a estufa.

Este tipo de estufa oferece muitas vantagens em seu uso, uma vez que sua estrutura não apresenta obstáculos ao trabalhar, possui uma distribuição uniforme da luz interna, é fácil de instalar e, além de boa ventilação, reduz a Problema de condensação e gotejamento graças ao formato da capa. A única desvantagem da estufa é que ela não tira proveito da água da chuva devido ao formato de sua cobertura.

Recomendamos esta estufa de túnel para que você possa cultivar suas plantas o ano todo. Você pode encontrá-lo agora em oferta e com as melhores garantias de qualidade.

Estufa tipo Capela

Este tipo de estufa possui telhados planos e rectos, em que o seu formato  quase faz lembrar uma igreja.  Devido a toda a sua conformação, são adequadas para locais onde existem grandes oscilações de temperatura, uma vez que  o telhado inclinado (pelo menos 30%) impede a queda de água de condensação sobre as plantas. Nestas estufas, é tarefa relativamente acessível construir janelas para promover a ventilação, ressalvando, que é fundamental nunca esquecer que é bastante  importante cobrir estas janelas com redes de mosquito ou para evitar problemas futuros.

Estufa tipo Parral

Este tipo de estufa é ideal e recomendado apenas para áreas chuvosas. Possui uma estrutura vertical e horizontal muito uniforme. Normalmente, a cobertura desse tipo de estufa geralmente tem uma altura entre 1,5 e 3 metros e meio.

O preço económico de sua construção é a principal vantagem desse tipo de estufa. Estas estufas também têm uma grande capacidade de adaptação à geometria do solo e boa iluminação uniforme e resistência ao vento. No entanto, elas também têm muitas desvantagens no seu uso. Esses tipos de estruturas requerem uma especialização e conservação muito específicas, o que complica sua manutenção. Outra desvantagem que elas apresentam é o problema de usá-las em locais com muita chuva. Quando chove intensamente, pode existir o perigo do telhado ser danificado devido às bolsas de água que se formam. Por fim, é necessário mostrar a dificuldade difícil no trabalho de cultivo devido ao grande número de suportes que a estrutura necessita.

 

O que deve saber antes de comprar uma estufa

 

Quais são as vantagens de usar uma estufa?

Permite ter condições climáticas adequadas. A estufa oferece a possibilidade de regular a temperatura e a humidade, impedindo que as culturas sejam expostas a situações climáticas adversas.

Permite avançar culturas sazonais. Se você tem uma boa estufa, pode começar a plantar meses antes da chegada da estação. Desta maneira, poderá obter as culturas que, com o frio ou o calor intenso do exterior, não seria capaz de produzir esses produtos.

Permite que as plantas jovens cresçam mais fortes. Normalmente, uma plantação jovem com um clima muito adverso pode ter dificuldades para crescer saudável e forte. Ao usar uma estufa, garante que uma percentagem muito maior de que as suas plantas não tenham problemas de crescimento.

Intensificar a produção e aumentar o rendimento. Uma das vantagens de usar uma estufa é que ela permite otimizar muito mais a produção agrícola. Graças à proteção que as plantas recebem, elas podem crescer muito mais rapidamente. Normalmente, uma produção realizada em estufas produz duas a três vezes mais produtividade do que as culturas plantadas em campo aberto. Mesmo usando técnicas como hidroponia, os rendimentos podem chegar a 10 vezes mais.

Reduza a irrigação para perder a produção e ofereça segurança. O fato de as culturas permanecerem protegidas das intempéries permite calcular sua produção muito melhor, pois isso não será afetado por fatores climáticos. Este é um ponto muito importante, uma vez que as culturas em campo aberto podem sofrer vários danos devido a fenômenos naturais que acontecem aleatoriamente.

Permite o uso mais eficiente de fertilizantes. O uso de estufas permite o uso de técnicas como hidroponia e fertirrigação, que servem para minimizar qualquer tipo de desperdício químico.

Permite a redução do uso da água. Com o uso de uma estufa, você pode usar sistemas de gerenciamento de água muito eficientes, como técnicas de precisão, como gotejamento, nebulização ou micro-pulverização.

Permite maior segurança contra todos os tipos de doenças e pragas. Ser capaz de crescer em estufas oferece muito mais ferramentas para reduzir o número de ervas daninhas que podem ocorrer em suas plantações. Isso é permitido porque o uso de produtos químicos é menor.

Permite obter culturas de alta qualidade. Como a estufa oferece proteção contra todos os tipos de eventos climáticos adversos, é muito mais provável que as plantações obtenham uma qualidade melhor do que sem ela. Essa qualidade manifesta-se externamente na apresentação do produto ao cliente e na qualidade nutricional das culturas.

Dicas antes de comprar uma estufa

Dicas para usar uma estufa

Agora você sabe quais tipos de modelos existem e todos os benefícios que pode obter com o uso deles. Portanto, se você já decidiu comprar um, daremos algumas dicas que podem ajudá-lo no futuro.

Usar a água corretamente

É muito importante que tenha em mente as quantidades exatas de água necessárias para regar suas plantas, automática ou manualmente. Aproximadamente 90.000 a 140.000 litros de água devem ser usados por hectare por dia. Para cuidar de suas plantas, deve usar água misturada com nutrientes. Recomendamos que, em primeiro lugar, analise os níveis de pH e sal da água para otimizá-los para suas colheitas.

O solo da estufa

É importante levar em consideração o solo em que  vai plantar as estufas, e não fazê-lo aleatoriamente, pois o bom crescimento de suas plantas vão depender dele. É sempre melhor usar uma terra diferente do seu jardim. O melhor é usar o solo com componentes orgânicos e minerais para que as suas plantas cresçam fortes.

Ar condicionado e ventilação

A temperatura ideal para uma estufa é de 19º durante o dia e cerca de 7º à noite, é importante que essa variação exista durante as diferentes partes do dia. Lembre-se de ter sempre ter um termômetro dentro da estufa para saber a que temperatura estão suas colheitas.

A ventilação da estufa deve ser dinâmica para que o ar esteja sempre em movimento. Portanto, é importante prestar atenção se a estufa tem janelas suficientes, caso contrário, outra opção é usar um ventilador para mover o ar.

No verão, deve manter uma temperatura fria dentro da estufa e nem sempre é fácil. Caso não tenha ar-condicionado e sua estufa seja colocada em um local onde receba muito sol, coloque-a perto de árvores grandes para protegê-la.

Pragas

Embora o uso de uma estufa seja benéfico para pragas, deve ter cuidado e tomar certas precauções. Recomendamos afastá-lo das áreas de produção agrícola para garantir que  não tenha pragas.

Conclusão

A melhor coisa que você pode fazer antes de comprar uma estufa é avaliar as condições climáticas da sua casa. Se perceber que chove com muita frequência, recomendamos usar estufas ou capelas em estilo gótico. Caso chova esporadicamente, a melhor opção para começar é experimentar uma estufa de túnel, uma das mais utilizadas e eficientes.

Pode usar todas as dicas que aqui indicamos e vai ver que irá ter uma bela colheita!

Deixar um comentário