Já conhece as vantagens da iluminação inteligente

Já não é novidade para ninguém que a tecnologia já faz parte do nosso dia, e como é natural, também da nossa casa. É uma tendência que tem crescido bastante nos últimos anos, e que em muito contribui para melhorar o nosso dia a dia. Um dos mais importantes elementos tecnológicos incorporados à nossa casa, é a iluminação inteligente.

Geralmente a compra destes elementos está fortemente ligada à poupança de energia no lar e cada vez mais à preocupação que as famílias têm tido pela preservação do ambiente. Neste artigo abordaremos no que consiste a iluminação inteligente, bem como as suas vantagens para o nosso dia a dia.

A principal vantagem é a poupança a nível económico ao mesmo tempo que cuidamos do ambiente. Porque não juntar o útil ao agradável?

Em que consiste a iluminação inteligente?

Vivemos num mundo bastante conectado, que já é tão frequente termos acesso a eletrodomésticos ligados à internet móvel do nosso smartphone, podendo ser controlados em qualquer lugar. Esteja no trabalho, em casa ou de férias, pode controlar a sua casa numa questão de segundos! E isto também é possível com a iluminação inteligente.

É importante deixar claro, que para garantir mais conforto aos utilizadores, tudo isto faz parte daquilo que é o conceito da domótica, que são sistemas que conectam todos os elementos de uma casa ou edifício. Portanto, como se pode verificar, é uma realidade bem presente nas Smart Home.

Graças aos assistentes de voz ou até à programação a partir de outro dispositivo móvel, os sistemas de iluminação inteligentes oferecem vários tipos de benefícios diretamente relacionados com a poupança, criando ambientes previamente definidos. Imagine definir um programa de iluminação para um jantar de amigos ou até uma sessão de cinema em casa. É possível adaptar a iluminação a cada ocasião.

O funcionamento das lâmpadas inteligentes

Primeiro que tudo,  as lâmpadas elétricas inteligentes são de tecnologia LED, garantindo uma maior durabilidade. Ainda neste campo, têm a possibilidade de serem incorporadas nos comandos de voz ou nos assistentes pessoais como Alexa. É bastante fácil de serem programadas com base no seu dia a dia e adaptá-las às suas preferências e gostos pessoais.

Esta facilidade é, na verdade, uma consequência oferecida pela conexão à Internet wireless e à tecnologia do Bluetooth que há anos nos permite uma rápida transferência de dados. O grande ponto principal é mesmo a grande capacidade das funções serem desempenhadas à distância. Acenda, apague ou defina um tema de iluminação mesmo antes de entrar em casa!

Saiba o porque deve optar pela iluminação inteligente

Fatura de energia mais baixa

Este tipo de luzes gasta menos energia que as mais convencionais. O facto de ser possível ajustá-las de acordo com o que cada um de nós exige, não se desperdiça eletricidade sem razão. As luzes LED duram muito mais tempo, pelo que vale a pena investir nelas mesmo que o seu valor seja mais elevado que as tradicionais. Isto a longo prazo vale muito a pena e a sua fatura da eletricidade será mais barata.

Ajustável em todas as situações

O mercado já oferece tanta coisa neste campo, que quando optar por procurar o sistema ideal para si, perceberá facilmente que até de acordo com o seu estado de espírito, pode iluminar a sua casa. Pense na ideia de chegar a casa e criar ambientes relaxantes com uma vasta gama de cores para adequar a iluminação de acordo com a estética do seu lar.

Totalmente personalizáveis

Este ponto, abordado ao longo do artigo, é de facto muito útil. É normal que ao chegarmos do trabalho, já exaustos do dia, queiramos um lugar para relaxar um pouco, certo? Com esta iluminação, ajusta facilmente a intensidade das mesmas, de forma a poder descansar e recuperar energia de uma forma tranquila.

Oferecem segurança e são fáceis de instalar

Os sensores de movimento e a possibilidade de receber alertas no seu telemóvel, permitem que tenha controlo da sua casa à distância e saber o que aí se passa. Com a iluminação inteligente, pode simular a presença de pessoas quando não está ninguém no seu interior.

Embora possa não parecer, os sistemas de iluminação inteligente são muito práticos e fáceis de serem instalados.

Deixar um comentário