Hoje, cada vez mais pessoas perguntam quais são as verdadeiras vantagens da energia solar nas nossas casas.

 

É cada vez mais comum ver painéis solares nos telhados das casas, principalmente nos países com muitas horas de sol por ano, como é o caso de Portugal. Diz-se que é a solução do futuro, mas será mesmo a melhor opção?

 

Se está a pensar em fazer a mudança, mas ainda tem dúvidas, este artigo irá ajudá-lo a decidir, uma vez que lhe mostraremos os verdadeiros benefícios de investir na energia solar.

 

  • O custo de produção é menor. Muitos utilizadores vêem essa energia sustentável como uma forma de reduzir substancialmente a fatura da luz. Esta é sem dúvida uma das principais vantagens, senão a principal. A energia será muito mais barata.

 

  • Contribui para conservar o meio ambiente. A energia elétrica convencional é obtida pela queima de combustíveis fósseis, e através de reações nucleares. Todos esses processos causam vários tipos de poluição, inclusive a poluição atmosférica. É por isso que, ao usar a energia solar, a poluição do ar é bastante reduzida. Com isso, obtém-se como resultado, evitam-se até 20 mil toneladas de gases de efeito estufa por cada casa abastecida com energia solar. Como consequência, a qualidade do ar que respiramos também melhora

     

  • Disponibilidade global. O sol brilha em todos os cantos do mundo, portanto, se existe sol, existe energia solar, sem em maior ou menor intensidade.

 

  • A luz solar é inesgotável: Uma das maiores garantias que a energia solar oferece é que ela é inesgotável, pois o sol ilumina e aquece o nosso planeta há milhões de anos e assim seguirá. Apostar na energia solar implica cuidar do planeta, promovendo a sua sobrevivência a longo prazo.

 

  • É silenciosa. Ao decidir instalar painéis solares na sua casa ou na empresa, não terá o incómodo de nenhum elemento desta instalação que gere ruídos incómodos para poder realizar as suas actividades quotidianas, como é o caso de outros tipos de geradores de energia eléctrica, como a hidráulica ou eólica

 

  • A manutenção é barata. A manutenção dos painéis solares é muito baixa. Se quiser instalá-lo em sua casa, é possível que uma limpeza por ano seja suficiente. Pode exigir até duas, mas mais não é necessário. Os painéis solares também têm uma garantia média de 25 anos, tornando este tipo de produto a melhor alternativa a longo prazo.

 

  • Ajudas institucionais: Atualmente, existem diferentes linhas de ajuda destinadas a promover e melhorar a instalação de painéis solares fotovoltaicos. Na verdade, existem vários apoios hoje em dia, por parte do Governo, por exemplo, de forma a incentivar a produção de energia limpa.

 

É importante apostar na energia solar e em todas as suas vantagens, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente.

 

Se vive num local onde as horas de calor são muitas e gasta muito com a conta de luz, pode ser o momento de avançar com uma solução de geração de energia solar para sua casa, pois não se trata apenas de buscar soluções tecnológicas que facilitem o entretenimento e segurança, mas de pensar que tecnologia que ajudar a poupar e a que tenha mais dinheiro no bolso, com maior nível de eficiência e amiga do ambiente.

Deixar um comentário