Um bom jardim não pode estar sem uma tenda ou uma pérgula! Ferro forjado, madeira, alumínio, são um elemento essencial com inúmeras funções: proteção contra o sol, acolhimento de eventos, churrascos, etc. Está pronto para equipar o seu jardim em condições?

A pérgula e a tenda não têm exatamente a mesma função. A tenda é geralmente uma estrutura isolada, que é utilizada principalmente para proteção ao ar livre (em recepções, refeições, casamentos, etc.) e a pérgula tem um uso mais decorativo, embora não deva ser confundida com uma garagem de madeira. Nas linhas que se seguem entraremos em detalhes:

A Pérgula:

A pérgula é uma construção decorativa fixa ao ar livre, que é colocada num jardim ou num terraço, e tem geralmente uma forma retangular ou quadrada.

Pode ser feito de diferentes materiais e consiste numa estrutura com uma estrutura horizontal, que é suportada por dois ou quatro postes. Se estiver encostado a uma parede e coberto com um tecido, quando tem um formato pequeno, funciona perfeitamente como um toldo. Um toldo é utilizado para proteger um terraço e criar um espaço que é ventilado e coberto. No mercado, no entanto, tende a chamar-se pérgula. Também pode ser utilizado como um miradouro, preso à parede.

Num jardim, a pérgula é um elemento decorativo, embora coberta por plantas ou lonas, cumpre também uma missão funcional: fornecer sombra. Pode cobrir parcialmente um caminho (uma vez que a estrutura do seu telhado está aberta), proteger ou marcar a entrada para um espaço específico ou delimitar uma área de descanso.

A sua estrutura pode ser leve ou sólida. Em ferro fundido e coberto com vinha, dá um toque de elegância ao seu espaço exterior, enquanto que em madeira e coberto com canas, a pérgula adquire um estilo rústico e proporciona sombra. Algumas pérgulas estão equipadas com um chão, persianas laterais ou persianas. Como pode ver, nada como uma pérgula tradicional, a coisa mais próxima de um miradouro de jardim!

A Tenda:
Tenda ou Pérgula

A tenda é uma estrutura de diferentes formas e tamanhos e as mais elaboradas são as destinadas a recepções. É geralmente móvel e é colocado num jardim ou terraço (as fixações e os parafusos combinam com os seus suportes).

É tão fácil de montar como de desmontar, e pode ser utilizado para eventos (casamentos, batizados, etc.) ou para uma festa de Verão.

Normalmente a sua estrutura é feita de aço e a sua cobertura e mesmo as suas cortinas são feitas de lona. Muitos modelos incluem janelas, embora os maiores tenham a capacidade de abrigar todo o tipo de equipamento, como iluminação ou música.

A durabilidade é proporcional à sua qualidade. As tendas são ideais para uma celebração no jardim, para o proteger do tempo ou do frio da noite e depois de um churrasco com amigos. Os modelos com tela e cortinas (feitas de polietileno ou poliéster resistente aos UV) trazem um toque de modernidade ao seu jardim.

Materiais de uma pérgula

Como local para desfrutar da frescura no Verão, a pérgula pode tornar-se outro espaço na sua casa. Pode ajudar a protegê-lo do sol e do tempo, assim como servir de apoio às suas plantas trepadeiras. Podem também servir como elemento decorativo e dar um estilo único à fachada da sua casa ou parte do jardim.

Tal como uma tenda a pérgula pode ser feita a partir de uma variedade de materiais:

Madeira

A madeira é conhecida pelo seu toque acolhedor e natural, mas é necessário um cuidado especial para a preservar durante um período de tempo mais longo. A maioria das pérgulas são feitas de pinhotratado, mesmo de pinheiro exótico ou acácia, também chamado “falsa acácia”. Pode ser madeira tratada em autoclave, tratada a altas temperaturas ou à prova de rutura.

A sua estrutura robusta exige que seja ancorada ao solo, o que normalmente é feito com varas e placas sobre uma base ou pequenos pilares de cimento ou betão.

Ferro

O ferro forjado traz um toque de elegância ao jardim e é mais frequentemente utilizado em modelos ancorados ao muro e ao chão como uma extensão da casa. A pérgula de ferro fundido é sólida e robusta. E para a sua manutenção, deve ter tinta anti-ferrugem.

Aço

O aço é leve, tratado com um produto anti-corrosão e oferece formas mais modernas e refinadas. Ter cuidado com os arranhões, abrir a porta à humidade e à ferrugem.

Alumínio

O alumínio é leve e resistente à corrosão, além de ser conhecido pela sua durabilidade. Cada material tem normalmente uma forma e um estilo distintos. Escolha aquele que mais lhe agrada!

Materiais para uma tenda:

Para começar, as tendas são móveis, portáteis e são colocadas no chão com a ajuda de parafusos. As tendas podem ser de diferentes formas: retangulares, quadradas, octogonais, etc. Ultimamente estão muito na moda em forma de copa, que são ideais tanto para uma feira, como para celebrar uma festa!

Aço

O aço é o material mais comum, devido ao seu baixo custo. É leve e protegido contra a corrosão, desde que não danifique a proteção contra a corrosão.

Ferro

O ferro é mais pesado e resistente à ferrugem. Dá às tendas um estilo inglês, mesmo romântico. Não é o material mais comum, porque o estilo não agrada a todos e o seu peso e força fazem dela um acessório permanente.

Alumínio

O alumínio é leve e não é afetado pela corrosão como outros materiais, o que o torna a escolha número um para utilização no exterior. Em forma de copa é ideal para pequenos eventos. Combinando elegância e design, o alumínio é também durável.

CONCLUSÃO

Quer escolha uma tenda ou uma pérgula, não se esqueça que os elementos com que a deve decorar, já que são decisivos para o resultado final.

O ambiente natural (plantas, flores…) assim como o material (mobiliário de jardim, mobiliário de exterior…) e a decoração (lâmpadas, velas, elementos decorativos…) são essenciais para dar valor a esse novo espaço em sua casa.

Deixar um comentário