Dicas e Guias

Como deve ser o uso de trotinetes eléctricas entre as crianças!

Trotinetes elétricas

É cada vez mais comum ver as ruas e parques cheios de trotinetes elétricas. Podemos vê-los de todos os tamanhos e potências, e é nesse momento, em que observamos que há tantas trotinetes elétricas para crianças como para adultos. Isso deve-se à tendência que o mercado está a seguir por causa dos dispositivos tecnológicos que facilitam a vida para nós todos os dias. Embora saibamos perfeitamente qual o uso que devemos dar-lhe e até onde podemos ir, é necessário que os pequenos tenham uma série de precauções antes de usá-los.

Trotinetes elétricas

O que diz o Código da Estrada
No artigo 112 do Código da Estrada, as trotinetes são equiparáveis a velocípedes, ficando sujeitas a penalizações por infracções – como em casos de velocidade excessiva, circulação com excesso de álcool, utilização de telemóvel, falta de dispositivos de iluminação e reflectores.

As trotinetes só podem transportar uma pessoa, o condutor, e circular em ruas e ciclovias. Estão também proibidas de estacionar em passeios para pedestres, rampas de serviço e paragens de transportes públicos. Se estacionarem em locais destinados à circulação de peões, a coima pode ir de 30 a 150 euros.

Desta forma, devemos estar atentos a novos regulamentos e sempre usá-las no momento e locais certos.

Ensine ás crianças o uso da trotinete eléctrica
Como dissemos antes, ainda não existe uma regulamentação clara sobre o uso de trotinetes eléctricas entre as crianças , por isso, cabe a nós, adultos, ensiná-los a usá-las da maneira mais segura possível. Desta forma, assim vamos impedi-las de se aleijarem, bem como causar acidentes que afetem terceiros.

Trotinetes elétricas

Um dos primeiros passos que devemos dar é que não se deve usá-la até que tenha pelo menos dez anos. No caso em que podemos monitorá-las em todos os momentos, essa idade pode ser de oito anos, mas não menos, já que eles não saberiam como controlar a velocidade do motor ou a direção do próprio veículo e poderiam sofrer acidentes mesmo com a nossa supervisão.

Finalmente, devemos prestar atenção a muitos fatores do veículo em si, e se comprarmos uma trotinete de 500W ou mais, é melhor esperar até que a criança tenha 12 anos de idade. Graças a isso, garantimos que nosso filho use a sua trotinete elétrica para crianças de forma segura e responsável .

 

Veja agora a nossa secção de trotinetes para crianças. CLIQUE AQUI