Dicas e Guias

Como Escolher Cadeiras de Jantar para a Sua Casa?

A mesa de jantar é o local principal para socializar em casa, desde longos pequenos almoços de domingo preguiçosos a jantares prolongados, é o local onde a família e os amigos se reunem.

Tradicionalmente, as mesas e cadeiras de jantar eram compradas como conjuntos a condizer. O mercado atual, no entanto, está aberto a infinitas combinações de estilo.

Misturar e combinar é de longe mais interessante do que o conjunto de combinações convencionais, mas também envolve mais reflexão e consideração para juntar.

Assim, antes de se apressar a fazer uma compra, é importante considerar os seguintes pontos ao escolher uma cadeira de jantar para a sua casa.

Tamanho

É essencial que as suas cadeiras de sala de jantar encaixem confortavelmente à volta da mesa, a altura e a largura devem ser medidas. A cadeira média necessita de aproximadamente 15,24 cm de espaço em cada lado, para permitir que os comensais se possam movimentar livremente nas suas cadeiras.

O espaço restrito à volta da mesa de jantar pode fazer com que os seus convidados batam nos cotovelos e se sintam apertados.

As cadeiras estreitas tendem a não ser confortáveis para se sentarem durante longos períodos de tempo, enquanto as cadeiras mais largas podem caber à volta da mesa.

As cadeiras de jantar também precisam de ter espaço suficiente atrás delas para permitir aos convidados empurrar livremente os seus assentos para trás sem esbarrar com outros móveis ou com uma parede.

Encontrar o equilíbrio certo entre tamanho e estética é a chave para uma agradável experiência gastronómica.

Tamanhos de mesa

As mesas redondas ou quadradas cabem normalmente em 4, 6 ou 8 cadeiras, enquanto as mesas retangulares ou ovais assentam em 6, 8 ou 10 cadeiras.

Pontos de medição

Meça sempre a sua cadeira no seu ponto mais largo

Qualquer coisa mais estreita do que 43 cm será desconfortável por longos períodos

A maioria das mesas tem 76 cm de altura ou mais

A altura média da cadeira de jantar é de 45 cm e a largura média é de 56 cm

Permitir aproximadamente 30 cm desde o assento da cadeira até ao topo da mesa

Permitir um mínimo de 96 cm entre a cadeira e quaisquer outras paredes ou mobiliário

As cadeiras com braços requerem espaço adicional

Estilo e design

Tendo estabelecido as dimensões aproximadas das cadeiras necessárias, estará agora em posição de escolher o estilo e o desenho.

Independentemente da escolha de combinar ou não, deverá haver um elemento de desenho comum que ligue as cadeiras à mesa – seja o material ou a forma e linhas do mobiliário.

Uma mesa tradicional polida de madeira dura não se adequa a cadeiras de plástico ultra-contemporâneas, por exemplo, e a mistura de diferentes tipos de madeira nua também não funciona normalmente.

Dito isto, há muito sucesso na combinação a ser feita, especialmente quando se trata de cadeiras de jantar estofadas em tecido onde as combinações de cor e estampas são infinitas.

As cadeiras de jantar podem ajudar a formar o estilo e o humor da decoração da sua casa, quer o aspeto que está a tentar alcançar seja o tradicional rústico do campo, ou linhas limpas modernas.

Cadeiras de Sala de Jantar de Costas Altas

Criar uma experiência gastronómica mais formal e tradicional

Bem-adaptado a espaços grandes, onde as cadeiras mais pequenas são engolidas pelo espaço

Ocupar mais espaço visualmente

Cadeiras de Sala de Jantar de Costas Baixas

Proporcionar refeições menos formais e mais descontraídas

Bom para espaços mais pequenos

Preferível para casas com crianças pequenas

Apoios de braços

As cadeiras com apoios de braços acabam por proporcionar mais conforto, mas a desvantagem é que também ocupam mais espaço, o que pode ser uma grande desvantagem quando se impede os comensais de se movimentarem com facilidade.

Conforto

Pondere o quanto íra usar as suas cadeiras de jantar. A escolha de tecidos de estofos com apoios de braços, desde que tenham espaço, irá inevitavelmente oferecer maior conforto.

Diferentes Opções de Material

Tecido estofado

Misturas sintéticas

Couro

Algodão

Veludo esmagado

Madeira

Rattan

Metal

Plástico

O material que escolhe, e se opta ou não por cadeiras de jantar estofadas resume-se realmente ao estilo pessoal, gosto e preferências de estilo de vida.

As cadeiras de madeira proporcionam uma sensação mais rústica; rattan, um aspecto mais tropical.

As cadeiras estofadas falam de conforto e luxo, e dependendo da cor e estampagem, podem oferecer desde um aspeto tradicional clássico, até ao moderno e contemporâneo em padrões ousados brilhantes.

A maioria das cadeiras de jantar estofadas têm pernas de madeira numa variedade de acabamentos diferentes, isto também vale a pena ter em consideração ao escolher a combinação da sua cadeira de jantar.

As cadeiras de metal e plástico são frequentemente modernas e minimalistas, funcionando bem em áreas de jantar urbanas que oferecem espaço limitado.

Manobrabilidade

A portabilidade é um fator importante, as cadeiras pesadas e desajeitadas podem ser confortáveis de sentar, mas são estranhas de puxar de e para a mesa da sala de jantar, especialmente para crianças, idosos e mulheres grávidas.

As cadeiras de costas altas, com costas estofadas sólidas, podem ser menos fáceis de se agarrar e de se mover, enquanto que as cadeiras com costas ripadas são geralmente mais fáceis de manobrar.

Manutenção

Em que tipo de agregado familiar vive? O mobiliário de uma casa movimentada com crianças pequenas e animais de estimação sofrerá mais desgaste, pelo que cores claras e desenhos delicados não serão apropriados.

Opte por cores ou padrões mais escuros para mascarar manchas em materiais que podem ser limpos ou facilmente limpos.

Qualidade

As cadeiras sentem-se robustas? Independentemente da etiqueta de preço, as cadeiras devem sentir-se estáveis e não oscilar – uma cadeira robusta irá durar mais tempo.

Uma cadeira de alta qualidade deve ser bem fabricada utilizando apenas os melhores materiais.

Olhe por baixo da cadeira para verificar quão bem foi construída, tendo em consideração as juntas e quaisquer acessórios.

Os estofos de tecido devem ter qualidades de resistência a manchas, empilhamento e desbotamento, ser fáceis de limpar e manter e, claro, ser ignífugos.

Todas as cadeiras de qualidade superior devem também ser acompanhadas de uma garantia.

Se necessitar de ajuda na escolha das cadeiras de jantar, pode consultar a nossa loja online.

Deixamos aqui algumas amostras:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.