Dicas e Guias, Jardim

Comprar grelhador a gás ou a carvão?

Devo comprar um grelhador a carvão ou a gás? Leia o nosso guia especializado para descobrir os prós e os contras de cada um e como cozinhar neles, além de encontrar ideias e as melhores sugestões de compra.

Quando se trata de cozinhar em churrasco, o debate sobre grelhar a gás versus a carvão é antigo e as pessoas caem muitas vezes firmemente num só campo. Será um realmente melhor do que o outro? Será que o fumo só vem do carvão próprio, e afinal o que é carvão “próprio”? Deixe-nos explicar-lhe.

Porquê comprar um grelhador a gás?

Conveniente, eficiente e pronto a grelhar. Os grelhadores a gás são maus, mas na realidade, e para a maioria das pessoas que simplesmente querem cozinhar ao ar livre com relativa facilidade, fazem o trabalho, permitindo-lhe cozinhar com o toque de um interruptor (o carvão vegetal é um pouco – mas apenas um pouco – confuso, como explicamos abaixo).

Os benefícios de um grelhador a gás

Facilidade de utilização e velocidade é grande vantagem, pois poderá cozinhar em menos de 10 minutos (dependendo do grelhador a gás que escolher).

A precisão de um bom grelhador a gás permitir-lhe-á definir as temperaturas com precisão, permitindo um melhor controlo geral.

O calor é muito direto e consistente, normalmente vindo de 2-3 conjuntos de queimadores, permitindo-lhe pesquisar com facilidade, o que é perfeito para o churrasco.

A velocidade e a adaptabilidade instantânea são ótimas para cozinhar a meio da semana de Verão…

Os aspetos negativos de um grelhador a gás

Esta precisão precisa tem as suas armadilhas, reduzindo o calor radiante geral (a menos que a tampa esteja fechada). Como lhes falta a cobertura de calor uniforme de um grelhador tradicional a carvão, muitos grelhadores a gás tentam compensar com tecnologia adicional (pedras de lava e placas de cerâmica, etc.). No entanto, ainda se debaterão com a retenção de calor e terão dificuldade em construir crostas saborosas em cortes maiores.

Além disso, o gás queima mais fresco do que o carvão, restringindo a eficiência do calor.

Será limitado quando se trata de cozinhar indiretamente e/ou fumar. A combustão de fumo de madeira será também ligeiramente mais complicada, sendo as aparas de madeira embebidas acima das chamas a sua única opção real.

Porquê comprar um grelhador a carvão?

Um grelhador a carvão é versátil, permitindo-lhe cozinhar a um preço super-alto ou muito baixo. No entanto, precisará de dedicação e paciência para obter os melhores e mais saborosos resultados.

Os benefícios de um grelhador a carvão

Começar é sempre mais um problema com o carvão vegetal, mas não sinta que precisa de recorrer a isqueiros ou a líquido de isqueiro (ambos irão adicionar um sabor desagradável a gasolina à sua comida). Invista numa chaminé a carvão acessível, que lhe permite acendê-los com apenas algumas folhas de jornal, funilando o oxigénio através do carvão. Depois é simplesmente uma caixa de despejá-los na grelha e estará pronto a cozinhar em 20-30 minutos.

A versatilidade é realmente a chave aqui com o calor radiante consistente que o ajuda ao longo do caminho. Pode pesquisar muito quente e rapidamente (mais rápido do que o gás), cozinhar grandes cortes (Costeletas, etc.) indiretamente e colocar os produtos diretamente nas brasas quentes, embora recomendaríamos o embrulho em papel de alumínio.

O grelhar indireto, que está a cozinhar lentamente com a fonte de calor para o lado do produto (a chave para fumar), é também mais viável graças ao calor radiante.

A simplicidade e o espaço da grelha permitir-lhe-á brincar com o fumo da madeira, escolhendo pedaços inteiros de madeira dura, ou pedaços de pedaços, bem como as aparas mais convencionais.

Os pontos negativos de um grelhador a carvão

O controlo do calor é mais uma luta contra o fogo vivo e vai ter algum cuidado, intuição e muita prática. Com o tempo, será capaz de cozinhar quase tudo graças ao calor radiante e elevado que o carvão vegetal proporciona.

O carvão em si não proporciona, de facto, muito fumo extra (é 99% carbono, uma fonte de combustível, muito semelhante ao gás – ver abaixo) com o sabor, em ambos os casos, proveniente das gotas (óleos, açúcares, proteínas) a atingir a fonte de calor e a fumar por cima dos alimentos. Contudo, pode-se argumentar que a área de calor é maior com o carvão, proporcionando mais espaço para pingar.

As grelhas de carvão vegetal podem ser ligeiramente restritivas em tamanho. Podem ter áreas de cozedura mais pequenas e muitas vezes sem prateleiras de refrigeração. Misture isto com o tempo de arranque ligeiramente mais longo e a regulação complicada do calor (o carvão queima e precisa de ser enchido com antecedência), e em breve notará que está a passar mais tempo a gerir o cozinheiro, em vez de relaxar com os seus convidados.

Como utilizar o carvão vegetal

Quase tão calorosamente debatida como o que funciona melhor, é a questão – será que o carvão ‘próprio’ faz realmente a diferença? Como explicado acima, os grelhados a carvão permitem-lhe cozinhar com mais versatilidade, permitindo-lhe acumular grandes crostas saborosas, bem como cozinhar baixo e baixo durante horas (ou mesmo dias).

Contudo, se não estiver a optar por utilizar lenha verdadeira para queimar ou fumar, então o carvão de lenha naturalmente iluminado pouco ou nenhum sabor extra ao que está a cozinhar.

Por outro lado, os briquetes, feitos de biomassa comprimida incluindo pó de carvão, restos de carvão vegetal, papel e serradura, são frequentemente atados com aditivos que os ajudam a queimar, o que pode dar uma desagradável pista química à sua comida enquanto cozinha. No entanto, são convenientes, fáceis de encontrar, rápidos a inflamar e proporcionam uma queima longa e consistente.

Com tudo isto em mente, é útil comprar o carvão de melhor qualidade que se pode comprar, e adaptá-lo à sua cozinha. A lenha mais barata será frequentemente mais pequena e por isso arderá demasiado depressa para qualquer outra coisa que não hambúrgueres, enquanto o carvão mais caro (procure “grau de restaurante”) virá em pedaços maiores e é melhor para os de combustão lenta.

Além disso, há também uma consideração ambiental. Muitos dos maiores produtores de carvão vegetal estão a adquirir árvores e biomassa de todo o mundo, colocando frequentemente as considerações de custo acima da qualidade e do aprovisionamento ético e renovável – isto é particularmente um problema com os briquetes.

Qual é o melhor grelhador a carvão?

Ao comprar um grelhador a carvão, pense na capacidade, opções de armazenamento, tempo de construção, longevidade e qualidade dos materiais.

Os grelhadores a carvão podem ser mais baratos do que o gás, sendo os pequenos grelhadores portáteis a carvão especialmente razoáveis. No entanto, grelhadores maiores de marcas especializadas em grelhadores podem ser caros

Gás versus carvão vegetal: o veredicto

No fim de contas, depende realmente das preferências individuais. Se quer ser um super cozinheiro que gostaria de praticar e aprender a cozinhar cuidadosamente sobre lenha ou carvão, então abrace isso, vá lá fora e impressione os seus amigos. Experimente cozinhar com carvão.

Contudo, se quiser simplesmente cozinhar para uma multidão, grelhar hambúrgueres e salsichas (e talvez umas espetada) com o mínimo de preparação e planeamento, ou se quiser simplesmente fazer alguns grelhados rápidos ao ar livre, então invista num grelhador a gás sólido que lhe dure a longo prazo.