Brinquedos, Interesses

Importância dos brinquedos para as crianças!

brinquedo

Porque é que os brinquedos são tão importantes?

Em primeiro lugar, vejamos porque é que os brinquedos são tão importantes para o seu filho. À primeira vista, os brinquedos estão lá simplesmente como uma forma de entretenimento para eles. Quando o seu filho tem apenas um mês de idade, pode começar a usar brinquedos para ajudar a compreender o mundo à sua volta. Quando brincam, estão a construir competências que são cruciais para um bom desenvolvimento.

É importante lembrar que um brinquedo não é apenas algo que é especificamente vendido como tal. Um brinquedo pode ser qualquer coisa, desde um conjunto de chaves até um copo ou mesmo um tubo de papel higiénico vazio. Um brinquedo também pode ser uma ferramenta criativa. Brinquedos como tinta, jogos e lápis são todos brinquedos que ajudam uma criança a compreender o mundo.

Quando se pensa em brinquedos, pensa-se em algo com que eles brincam no seu tempo livre. Na verdade, estão a aprender através dos seus brinquedos. Dar-lhes um puzzle ajuda-lhes a reconhecer padrões, e a pôr os seus cérebros a trabalhar para perceberem o puzzle. Mesmo as crianças mais novas terão uma lição de física, quando uma torre de blocos de construção cai.

Se lhes estiver a dar acesso a muitos brinquedos, então eles poderão começar a aprender desde muito novos.

Como os Brinquedos Afetam o Desenvolvimento?

É espantoso quantas formas o seu filho cresce, apenas através dos jogos. Cada vez que brincam, estão a desenvolver toda uma gama de competências que precisam de desenvolver’. Pode ver a seguir como os brinquedos com que o seu filho brinca afectam o seu desenvolvimento.

brinquedo
Melhoram o Pensamento Criativo

Quando o seu filho recebe um conjunto de brinquedos como blocos de construção, comida a fingir ou bonecos, eles irão utilizá-los para criar narrativas enquanto brincam. O brinquedo torna-se mais do que aquilo que realmente é. Os blocos tornam-se um castelo, a comida faz parte de um restaurante a fingir, e as bonecas tornam-se uma família tal como aquela em que a criança vive.

Quando o fazem, trabalham para dar sentido ao mundo à sua volta. Também as ajuda a ver as coisas como um mote geral. Ser capaz de inventar cenários como este é importante, pois mais tarde na vida terão de ser capazes de imaginar cenários. Ser capaz de pensar fora dessa caixa é vital.

A maioria das crianças também brinca de forma criativa com tudo o que está à mão. Alguma vez deu ao seu filho uma caixa vazia para brincar? Essa caixa pode ser qualquer coisa, desde uma tela em branco para os seus desenhos até um foguetão. Ter artigos como este também os ajuda a desenvolver a sua criatividade.

Desenvolver Habilidades Motoras

Sempre que uma criança está a manipular um brinquedo, está a desenvolver as suas capacidades motoras. Tomemos os bonecos como exemplo. As crianças desenvolverão as suas capacidades assim que lhes for entregue uma boneca, uma vez que podem ser facilmente agarradas e transportadas. São frequentemente concebidas para serem movidas para determinadas posições, pelo que a criança precisará de as manipular para o fazer. Também desenvolverão as suas aptidões brincando com as roupas das bonecas. À medida que utilizam tiras de velcro, botões ou fechos de correr, vão praticando com capacidades motoras finas.

Há muitos brinquedos que também ajudam as crianças a desenvolverem capacidades motoras. Pode dar-lhes um pau para saltar, ou uma bola para pontapear e atirar. Quando lhes for dada a capacidade de dominar estas tarefas, elas estarão a desenvolver essas capacidades.

brinquedo
Maturidade Emocional

Para além das capacidades físicas, as crianças precisam de ser capazes de amadurecer emocionalmente num ambiente seguro. Os brinquedos são a ferramenta perfeita para as ajudar a fazer isso. Pense na sua própria infância. Quando tinha um brinquedo preferido, dormia com ele à noite? Alguma vez o trouxe consigo para uma situação assustadora, como uma consulta médica? Provavelmente fê-lo, pois estes brinquedos eram a forma como interagia com os seus sentimentos.

Quando uma criança tem um brinquedo preferido, está a praticar a ligação de uma forma saudável. Quando se brinca com eles, por sua vez, ajuda-os a criar laços consigo. Ajuda-os a criar grandes memórias de infância, e a criar grandes futuros para eles, uma vez que poderiam experimentar plenamente a infância.

Desenvolvimento Cognitivo

Quando o seu filho vai à escola, começará a aprender sobre competências importantes como a matemática e a língua. Mas mesmo antes de irem para a escola, irão aprendê-las através dos seus brinquedos. Como mencionado anteriormente, sempre que brincam, estão a aprender como funciona o mundo.

Brinquedos diferentes ensinarão ao seu filho competências cognitivas diferentes. Por exemplo, um jogo de tabuleiro ajuda-os a desenvolver a concentração e a memória, enquanto que a construção de blocos ajuda na resolução de problemas. Ter acesso a estes brinquedos ajuda-os a desenvolver estas aptidões antes de irem para a escola.

Construção de Aptidões Sociais

Como pai, quer que o seu filho seja capaz de fazer amigos e interagir com outros de uma forma saudável. Quando brincam com brinquedos, estão a aprender a fazer exactamente isso. Ajudam as crianças a interagir consigo no início, e depois com outras crianças à sua volta.

Quando brincam com outra criança, desenvolvem capacidades de partilha, respeito e cooperação. Todas estas são competências essenciais para a vida futura, por isso, estará a criá-las para o sucesso no futuro.

brinquedo
Os Melhores Brinquedos para Cada Idade

Viu agora que os brinquedos têm um impacto incrível nas crianças, de tantas formas diferentes. Se quiser que elas tirem o máximo partido da sua brincadeira, terá de assegurar que elas têm os brinquedos certos para a sua idade. Eis o que pode fornecer ao seu filho em cada idade, para o ajudar a aprender habilidades de uma forma apropriada à sua idade.

1 a 12 Meses de Idade

Quando o seu filho é muito novo, ele irá tirar o máximo partido dos brinquedos que ajudam a estimular os seus sentidos. Qualquer coisa que eles possam manipular para fazer um som, ou sentir texturas diferentes, será óptimo aqui. À medida que se tornam mais activos, poderá introduzir mais brinquedos que lhes ensinarão a causa e o efeito. Por exemplo, se pressionarem uma tecla num brinquedo, este irá fazer um som. Brinquedos como chupetas, blocos empilhados, rastejar em volta de centros de jogo e mais são perfeitos aqui.

De 12 a 24 Meses

À medida que o seu filho se torna mais móvel, vai querer trazer brinquedos que ajudam a melhorar as capacidades de equilíbrio. Os brinquedos e carros de passeio são perfeitos aqui, pois ajudarão o seu filho a melhorar o seu equilíbrio à medida que se diverte. Os conjuntos temáticos também são bons aqui, para os ajudar a melhorar as capacidades de reconhecimento.

2 Anos e Mais

Nesta altura, o seu filho pode começar a expandir os brinquedos que tem, e as competências que pode aprender. Por exemplo, os brinquedos para brincadeiras físicas são perfeitos para introduzir as capacidades motoras no jogo. Um triciclo, por exemplo, funciona aqui. Quando introduz estes brinquedos, pode também introduzir a segurança. Dê-lhes um capacete com o triciclo, e eles aprenderão que só podem brincar com ele se estiverem a usar o capacete.

Agora é a altura de introduzir também brinquedos de construção de capacidades cognitivas. Estes são especialmente úteis, uma vez que o seu filho se está a preparar para a escola. Se conseguir introduzir aqui alguns conceitos básicos, eles irão reconhecê-los quando se depararem com eles na sala de aula.

Os brinquedos que ajudam as crianças com a escrita são sempre um vencedor. Areia cinética e cavalete de desenho ajudarão as crianças a compreender o conceito de fazer formas e letras, e podem, claro, praticar o seu próprio nome com eles.

Jogos e livros também são importantes aqui, quando se trata de alfabetização. Um livro sobre um gato, por exemplo, ajudará o seu filho a associar a imagem do gato, com a palavra ‘gato’. Também se tornarão mais familiarizados com livros e com o aspecto das palavras numa página, para que os possa preparar para aprender a ler.

Escolher os brinquedos certos

Agora que já viu quantos brinquedos podem melhorar o desenvolvimento do seu filho, terá de escolher os brinquedos certos para eles. Isso vai parecer-lhe bastante avassalador, quando houver tanta escolha por aí. Como encontrar os brinquedos certos para o seu filho?

Lembre-se de que os brinquedos nem sempre são o que encontra na loja. Uma criança brincará alegremente com qualquer coisa, e fará quando não houver mais nada disponível. Não tenha medo de lhe dar artigos de criança que não sejam de brinquedo para explorar. Por exemplo, quando um bebé é jovem, ficarão fascinados com as chaves da sua casa. Fazem um barulho de janelão quando brincam com elas, e claro que há muitas texturas para explorar.

A caixa vazia é um “brinquedo” clássico não brinquedo, uma vez que uma criança pode fazer quase tudo com ela. Dê-lhes também outros objectos, que possam expandir a sua criatividade. Pode usar artigos domésticos na criação de obras de arte, tais como rolos de papel higiénico vazios, e o clássico macarrão sobre o papel. Se lhes der algo do género, assegure-se de que os materiais são seguros e de que a idade é apropriada para eles.

Quanto aos brinquedos normais, lembre-se que a qualidade é a chave, e não a quantidade. Uma criança pode ter muitos brinquedos, mas ouvirá deles que estão aborrecidos, ou que estão a lidar com muitas emoções durante o tempo de brincadeira. Isso é um sinal de que estão sobrecarregados com os brinquedos que têm. Como já viu, as crianças desenvolverão laços emocionais com os brinquedos que têm. Se forem demasiados, então não podem fazer isso.

Para impedir que isto aconteça, reduza a quantidade de brinquedos que elas têm. Pode ajudá-las a desenvolver apegos aos brinquedos que têm, e impedirá que os brinquedos desarrumem o espaço que têm.

Ao escolher os brinquedos, use as recomendações de idade como guia. Estas ajudá-lo-ão a ver se o brinquedo é apropriado e seguro para o seu filho brincar. Além disso, eles serão concebidos para ajudar o seu filho a desenvolver competências adequadas à sua idade também.

Finalmente, tome a liderança do seu filho. Claro que não pegará em tudo o que eles querem na loja de brinquedos, mas poderá ver o que os atrai para dentro. Se eles tiverem uma personagem favorita, há provavelmente toda uma gama de brinquedos que se adequará às suas necessidades.

Como já viu, brincar com brinquedos é na verdade crucial para o desenvolvimento de uma criança. Quando são capazes de brincar com os brinquedos certos, podem desenvolver todo o tipo de aptidões que os irão preparar para uma vida posterior. Encontre os brinquedos certos, e a sua criança terá um começo de voo.

Conclusão

Os melhores brinquedos para o seu filho são aqueles com os quais ele pode desenvolver um apego. Isto significa que a criança tem o potencial de continuar a brincar com os seus brinquedos de madeira à medida que cresce na infância e adolescência.

Isto permite que os pais passem tempo com os seus filhos, vendo-os brincar e progredir. Os brinquedos de madeira são atraentes, de boa qualidade e durarão muito tempo.

Portanto, escolher brinquedos de madeira para o seu bebé ou criança é um bom investimento. Os brinquedos de madeira são um ajuste perfeito para qualquer família e são uma excelente escolha quando se está a comprar novos brinquedos para o seu filho!

Na nossa loja online pode encontrar uma enorme variedade de brinquedos, desde brinqudos de faz de conta, brinquedos desportivos, brinquedos musicais, veiculos elétricos, carros de pedais e muito mais…